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  • Foto do escritorAnderson Oliveira

Estamos vivendo uma era de "aprender a aprender"

O Ensino a Distância no Brasil: O ensino a distância no Brasil tem uma história rica e evolutiva que remonta à década de 1950, quando o rádio começou a ser utilizado como ferramenta educativa. Esse período marcou o início de uma nova era na educação, onde o acesso ao conhecimento começou a ser democratizado através de meios de comunicação de massa.


Nas décadas de 1970 e 1980, surgiram importantes iniciativas como o Telecurso 2º Grau e o Instituto Brasil. Esses programas foram fundamentais para a educação de muitos brasileiros que, por diversos motivos, não tinham acesso ao ensino presencial. O Telecurso 2º Grau, em particular, utilizava a televisão para transmitir aulas, facilitando o acesso à educação básica e profissionalizante para um público mais amplo.


A década de 1990 trouxe avanços tecnológicos e a internet começou a ganhar espaço. As primeiras EDTECHs (tecnologias educacionais) começaram a surgir, oferecendo cursos online e plataformas de aprendizado digital. A virada do milênio marcou um ponto de inflexão, com o crescimento exponencial dessas tecnologias e a popularização da educação a distância (EaD) via internet.



Entre 2011 e 2021, o número de ingressantes em cursos superiores de graduação na modalidade EaD aumentou 474%. No mesmo período, a quantidade de ingressantes em cursos presenciais diminuiu 23,4%. Se, em 2011, os ingressos por meio de EaD correspondiam a 18,4% do total, em 2021, esse percentual chegou a 62,8%. Esses dados, que refletem a expansão do ensino a distância no Brasil, fazem parte dos resultados do Censo da Educação Superior 2021, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC).


A pandemia de COVID-19, entre 2020 e 2022, acelerou ainda mais essa transformação. As plataformas digitais se tornaram ferramentas essenciais para a atualização profissional, oferecendo mobilidade, facilidade de acesso e a possibilidade de acionar o conhecimento a qualquer hora e em qualquer lugar. Essas características tornaram o ensino através de plataformas digitais uma tendência mundial.


Com a evolução das tecnologias, surgiram os serviços de streaming, que transmitem conteúdos sem a necessidade de download, e os serviços on-demand, que permitem assistir ao que se quer, quando se quer. O conceito de Video On Demand (VOD) ilustra bem essa transformação, onde o aprendizado pode ser acessado a qualquer momento através da tecnologia de streaming.


Estamos vivendo uma fase de "aprender a aprender", onde os métodos tradicionais de ensino estão sendo reavaliados e, muitas vezes, substituídos por métodos digitais. Para aqueles nascidos no novo milênio, o uso de livros, cadernos e materiais didáticos tradicionais pode parecer antiquado. Cada vez mais, o ato de pegar uma caneta se torna folclórico.


Essa transformação levanta uma pergunta provocativa: e quem não se adaptar, como ficará? A resposta a essa questão é subjetiva e exige reflexão sobre o atual estado da educação e a direção em que estamos caminhando. A humanidade nunca parou de evoluir, mas é necessário considerar até que ponto essas evoluções são benéficas para nossa saúde física e mental.


Então, caro leitor, o que você acha de tudo isso? Ficção ou realidade? Curta, comente e compartilhe, sua opinião é muito importante para nós.


Anderson Oliveira

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